Aberto o concurso para requalificação do Largo Manuel Gomes - Tributo a Paco de Lucía

Patrimónios

A Câmara Municipal de Castro Marim lançou recentemente um concurso público para a requalificação do Largo Manuel Gomes, em Monte Francisco, futuro Largo Manuel Gomes, Tributo a Paco de Lucía, um tributo ao eterno génio da guitarra e à memória de sua mãe, Luzia Gomes, natural desta povoação castromarinense.

O projeto de requalificação, estimado em 325.000 euros, considera também a beneficiação dos arruamentos da envolvente (zona nascente), intervenção que também se manifestava indispensável na melhoria das condições de mobilidade em Monte Francisco. Paralelamente, será brevemente aberto um concurso para a pavimentação dos arruamentos da zona poente em Monte Francisco, intervenção avaliada no valor de 100.000 euros.

A melhoria dos arruamentos das povoações do concelho tem sido uma das principais preocupações deste executivo, que avançou esta semana com os trabalhos na Urbanização da Quinta do Sobral e prevê avançar brevemente com esta intervenção em Odeleite, Azinhal, Altura e Casa Alta.

O Largo Manuel Gomes - Tributo a Paco de Lucía nasce da vontade de ampliar e promover o laço do “mestre absoluto do flamenco” a Castro Marim, mais especificamente a Monte Francisco, onde viveu a sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o orgulhou e inspirou. A sua ligação às raízes maternas perpetua-se no nome artístico de Francisco Gustavo Sánchez Gomes – Paco de Lucía - e nos álbuns de “Castro Marín” (1981) e “Luzia” (1998).

O Largo será então um memorial ao guitarrista, que evoca e resgata um pouco da vida e da obra do músico, compositor e intérprete. O projeto prevê a criação de um espaço pedonal ajardinado, conjugado com peças artísticas, que invocam sensorialmente o artista Paco de Lucía, com alusão ao instrumento que elegeu, a guitarra. No local será ainda instalado um sistema áudio, para disponibilizar aos visitantes o legado musical do génio da guitarra e do flamenco.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Castro Marim tem vindo a trabalhar nesta ligação a Paco de Lucía, com a organização do Festival de Lucía, amadrinhado pela fadista Mariza e que terá em agosto deste ano a sua 2ª edição (candidatado ao CRESC ALGARVE 2020), e mais recentemente com a iniciativa “Segredos de Lucía” (http://cm-castromarim.pt/site/evento/segredos-de-lucia-friday-night-de-l...), a aconteceu no próximo dia 17 de março, no âmbito do programa 365 Algarve.

Em curso está também a geminação com o município de Algeciras, de Andaluzia, de onde era natural Paco de Lucía e que constituiu também uma das suas grandes fontes de inspiração musical. Para mais informações sobre toda a dinâmica criada pelo Festival de Lucía e iniciativas associadas pode consultar a página de facebook “Festival de Lucía” em https://www.facebook.com/Festival-de-Luc%C3%ADa-1185546721466464/. A requalificação do Largo Manuel Gomes - Tributo a Paco de Lucía é um projeto enquadrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, cuja candidatura a financiamento FEDER está em curso.