Castro Marim é membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Ação Social
Saúde

Na passada sexta-feira, dia 14 de outubro, o Município de Castro Marim esteve presente no 19º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis que teve lugar no Município da Vidigueira, onde recebeu a bandeira da adesão à Rede, da qual é agora membro.

A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis (RPCS) congrega um conjunto de municípios unidos pela vontade de promover a saúde e a qualidade de vida das comunidades que representam e tem como missão divulgar e promover a nível nacional o Projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os conceitos que o sustentam, designadamente, a abordagem holística da saúde e a importância dos condicionantes sociais da saúde na melhoria da qualidade de vida. A sua intervenção baseia-se nos princípios da equidade, sustentabilidade, cooperação intersectorial e solidariedade e conta atualmente com 34 municípios portugueses.

A Rede promove um conjunto de iniciativas para dar a conhecer o trabalho que desenvolve, ao mesmo tempo que estreita a cooperação entre os municípios associados e parceiros, promovendo a troca de experiencias e de boas práticas em matéria da promoção da saúde.

O desenvolvimento de um Roteiro Nacional para a Saúde é um dos projetos da Rede neste ciclo autárquico.

Com esta adesão, o Município de Castro Marim reafirma o seu objetivo estratégico de promoção da saúde dos munícipes, prioridade politica que vem sendo desenvolvida pela autarquia, como por exemplo, a implementação dos programas de combate ao tabagismo e de combate à obesidade, os programas de atividade física “Põe-te em Forma” e “Ao Ritmo dos 60”, os rastreios dermatológicos e dos diversos apoios de âmbito social que consideram a área da saúde.