Castro Marim prepara-se para atuação de emergência e catástrofe

Proteção Civil
Saúde

Decorreu, de 16 a 18 de setembro, em Castro Marim, um curso intensivo de Atuação em Emergência e Catástrofe. O objetivo foi preparar os formandos, provenientes de diferentes áreas formativas e de atuação, e as entidades envolvidas para uma possível eventualidade.

Foram simuladas duas situações de catástrofe. A queda de uma aeronave, em pleno verão, na praia da Alagoa, em Altura, e uma derrocada no Castelo de Castro Marim, no dia 18 de setembro, na sequência dos Dias Medievais de Castro Marim. Os simulacros foram antecedidos por um seminário, com oradores portugueses e internacionais, que incidiu sobre a formação em emergência médica e de catástrofe, abordando temas de coordenação e comando, o sistema de triagem START, entre outras, em sintonia com outras valências igualmente importantes como: intervenção psicossocial em crise, legítima defesa em ambiente hostil, comunicação social e língua gestual portuguesa em ambiente pré -hospitalar.

Promovida por uma aluna finalista do curso de Medicina, natural de Altura, e organizado pelo Clube de Artes Marciais de Altura, esta iniciativa contou com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim. Na sessão de abertura, o médico e autarca de Castro Marim Francisco Amaral, declarou que “em Portugal, muitas vezes, só nos lembramos de Santa Bárbara quando faz trovões, um agradecimento muito especial à nossa munícipe Verónica, que é a alma deste curso e que o município tem muito gosto de apoiar”.