Castro Marim rastreou doenças da pele depois da época balnear

Saúde

Decorreu, de 12 de outubro até hoje, no concelho de Castro Marim, um rastreio gratuito de doenças de pele, com particular atenção às lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas, promovido pela autarquia local.

Foram rastreadas cerca de 200 pessoas, tendo sido diagnosticadas algumas doenças de pele, agora medicadas e orientadas. As lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detetadas foram tratadas no local com azoto líquido, para evitar sobrecarregar o serviço de dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, para onde são encaminhadas as lesões tumorais encontradas.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, agradece publicamente a prestimosa, voluntária e competente colaboração da médica dermatologista Dra. Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo, que, voluntariamente, têm colaborado com esta ação, promovendo a descoberta precoce e tratamento atempado de cancros da pele ainda em fase inicial.

De caráter gratuito, esta iniciativa, integrada nas políticas de saúde e ação social do município de Castro Marim, acontece duas vezes por ano.