Controlo Urbano de Pragas

Ambiente

O Município de Castro Marim já deu início, neste mês de julho, ao controlo das pragas urbanas, com a finalidade de proteger a saúde e o bem-estar das populações e do património.

Uma empresa contratada pela Câmara Municipal de Castro Marim executa o controlo integrado de algumas pragas urbanas, nomeadamente: ratos, baratas (redes de águas residuais), larvas de mosquito na prevenção do Vírus do Nilo (locais onde sejam previsíveis a presença de larvas) e “processionária do pinheiro” (espaços verdes e urbanos).

Definem-se como pragas urbanas as que afetam os núcleos urbanos perturbando as atividades que ali se desenvolvem, o meio envolvente, podendo contribuir para a transmissão de doenças infecto-contagiosas, danificando ou perturbando o bem-estar humano.

No entanto e como é do conhecimento público, não é possível exterminar uma praga, apenas controlá-la. Para isso, fora das campanhas programadas, a Câmara Municipal de Castro Marim tem um serviço de atendimento e registo de pedidos dos seus munícipes, que face a pedidos efetuados solicita à empresa de desinfestação para se deslocar ao local alvo para verificação e intervenção nas redes existentes na via pública caso se justifique.

Como agir para evitar e controlar pragas:

·        Coloque sempre o lixo em sacos fechados dentro dos contentores, e mantenha-a tampa dos contentores fechada. Se o contentor estiver cheio, não deixe o saco no chão, procure o contentor mais próximo. Evita assim o aparecimento de pragas urbanas;

·        Limpe bem atrás do fogão, frigorífico, microondas, máquina de café. Estas fontes de calor são ótimas para o aparecimento de baratas;

·        Manter a bancada do lava-loiça bem seca e limpa;

·        Tape as tocas ou buracos das paredes e vede as fendas das portas e janelas;

·        Elimine pequenos charcos de água estagnada, pois são propícios à postura de larvas de mosquitos;

·        Proteja os alimentos e não abandone restos de comida;

·        Não alimente os animais domésticos a via pública, pois ao mesmo tempo alimenta as pragas urbanas;

·        Não mexa nem permita que mexam nos iscos colocados pelas equipas de controlo de pragas na via pública;

·        No caso de infestação pragas nas habitações efetuar desinfestação utilizando produtos específico adequado ao tipo de praga;

·        No caso de não conseguir controlar a infestação solicite apoio de equipa especializada

Consulte aqui as análises sobre a qualidade da água balnear.