Hora do Conto na Biblioteca Municipal de Castro Marim | Histórias Dobradas

Educação

Durante o passado período escolar, os alunos da pré-escola e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim visitaram a Biblioteca Municipal para participarem na atividade da “Hora do Conto”, desta vez com “Histórias Dobradas” como temática, por terminarem com a criação de origamis.

“Uma Noite Barulhenta”, de Jane Chapman e Diana Hendry, foi a obra escolhida para os alunos da pré-escola, um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, que nos traz a história de um ratinho que ultrapassa o medo dos barulhos que se ouvem de noite e consegue dormir sozinho na sua cama.

Para as crianças do 1º ciclo foi escolhido “O Voo do Golfinho”, de Ondjaki, também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. A história gira em torno de um golfinho que sonhava ter asas para voar.

Após as leituras, os alunos fizeram origamis dos protagonistas das histórias. Esta arte de dobrar papel, chamada de origami, é uma técnica originária da China, mas popularizado no Japão. Aprender e praticar origami vai permitir que as crianças trabalhem as suas habilidades motoras e, simultaneamente, desenvolvam as suas habilidades intelectuais, criatividade, memória e atenção.