“I <3 Poesia” na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Cultura

A Biblioteca Municipal de Castro Marim vai homenagear, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, os poetas de língua portuguesa, com a iniciativa “I <3 Poesia”.

A ação, que começa pelas 15h00, convida o público à declamação de poemas, num conjunto já selecionado que integra autores portugueses, mundialmente reconhecidos, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga e Sophia de Mello Breyner Andersen. Aos ousados declamadores será oferecida uma t-shirt alusiva ao dia, como lembrança dos versos que se partilharem.

“I <3 Poesia” conta ainda com a participação de Afonso Dias, que trará consigo poemas e canções da nossa literatura. Em parceria com o município, o Agrupamento de Escolas participará na ação, como forma de estimular nas crianças e jovens o gosto pela poesia. Para este jovem público, estão reservados alguns textos mais adequados à sua faixa etária.

O Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. A data promove uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

O município de Castro Marim convida todos os que amam a poesia a juntarem-se à iniciativa e desafia os poetas a manifestar publicamente a sua veia.