Mercado de Altura inaugurado

Desenvolvimento
Turismo

Apesar de estar aberto ao público, devido à afluência de visitantes, desde o início de junho, o Mercado de Altura foi hoje oficialmente inaugurado, depois de uma intervenção que assentou no melhoramento e modernização deste espaço público.

A cerimónia foi também marcada pela apresentação do projeto “Barco Lendas e Rendas”, da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão – ACASO, e pela inauguração da exposição de conchas e crustáceos “O que o Mar Cria e o Homem Recria”, patente até ao final do verão, de Ana Paula Frade, ambas as iniciativas com inspiração nas vivências, saberes e artes de uma comunidade ligada ao mar.

Com um cofinanciamento do PROMAR (Programa Operacional Pesca 2007-2013), por via das medidas do Grupo de Ação Costeira do Sotavento, a modernização do Mercado Municipal de Altura teve um custo total de cerca de 300.000 euros. Foram melhoradas as condições técnicas e tecnológicas necessárias aos vendedores na garantia da qualidade dos produtos, além do reforço do fator atratividade. As principais modificações aconteceram na zona de venda de pescado, através da total remodelação de bancas e espaços afetos, procurando responder à excelência exigida, tanto pelo vendedor, como pelo consumidor. O projeto contemplou também a reabilitação de outros espaços interiores, que passam pela redistribuição de sítios de venda, aplicação de novos revestimentos, remodelação de sanitários, reformulação de infraestruturas de abastecimento de água e de rede elétrica, além dos melhoramentos na envolvente do mercado.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, os vereadores, Filomena Sintra e Nuno Pereira, a presidente da Junta de Freguesia de Altura, Nélia Mateus, e também outros atores responsáveis pelo desenvolvimento desta obra, tais como os parceiros no cofinanciamento e os vendedores.

“Estamos a inaugurar um espaço vivo, um espaço requalificado, um espaço digno, à altura dos alturenses. Valeu a pena e não queremos ficar-nos por aqui, vamos tentar acabar a habitação social e o lar de 3ª idade de Altura e vamos investir no parque de autocaravanismo. Gostaria ainda de ver requalificada esta rua principal de Altura. Vai ser esse o nosso empenho, respeitando a vontade dos alturenses”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral.

A autarquia tem em curso uma campanha de aproximação dos visitantes ao Mercado, numa lógica de promoção sobre os produtos e serviços que este espaço dispõe, nomeadamente o Espaço do Cidadão e Gabinete de Apoio ao Munícipe.