Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim funciona agora a tempo inteiro

Desenvolvimento
Saúde

Com a contratação de uma enfermeira para a Unidade Móvel de Saúde (UMS), e já com três médicos em funções, o Município de Castro Marim garantiu o funcionamento deste serviço a tempo inteiro.

Dada a impossibilidade prática do Ministério da Saúde cumprir o assumido em protocolo, o Município de Castro Marim contratou uma enfermeira a tempo inteiro que, diariamente, percorre na UMS, com um médico, a centena de povoações dispersas pelo concelho.

Com este reforço, a equipa está completa e a Unidade Móvel pode funcionar a tempo inteiro, encontrando-se também disponível para colaborar com o Centro de Saúde, de Castro Marim, na realização de serviços de enfermagem ao domicílio, solicitados por essa Unidade. Na impossibilidade de harmonização entre os dois serviços, a Câmara Municipal de Castro Marim disponibilizou outra viatura municipal à Unidade de Saúde Familiar, para garantir a realização dos tratamentos domiciliários, quando for requerido esse apoio.

Para além do protocolo existente com a ARS Algarve, o funcionamento da UMS conta com a parceria da Associação Social da Freguesia de Odeleite, a Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal e o Centro de Saúde de Castro Marim.

O Município de Castro Marim aguarda, há cerca de seis meses, a reabertura da extensão do Centro de Saúde do Azinhal, conforme acordado com a ARS Algarve, tendo o município concluído as obras exigidas pelo Ministério da Saúde.