Urbanismo

Gestão do Território

A Câmara Municipal tem vindo exercer uma política de gestão do território baseada na promoção e elaboração de Planos Municipais de Ordenamento do Território.
Alguns dos Planos em vigor, surgiram como forma de concretizar definições expressas no PDM (Plano Diretor Municipal).

A Câmara Municipal promoveu ainda a elaboração de um Plano Municipal de Ordenamento do Território que visa a criação de um empreendimento turístico na orla marítima do concelho, entre a Via Nascente de Altura e o empreendimento da Praial, Urbanização da Praia Verde (Real Village), o Plano de Pormenor das Terras de Verdelago, considerado como  Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN).

A necessidade de dotar as Vilas e Aldeias sedes de freguesia de um planeamento urbanístico coerente, advém do facto de existirem políticas camarárias, de dinamização do concelho, económica, cultural e demograficamente, através da criação de projetos, nomeadamente a Área de Negócios do Sotavento do Algarve (ANSA) e os empreendimentos turísticos de qualidade. A Área de Negócios, prevê atrair empresas e indústrias, bem como empresários e industriais que nelas trabalharão.

Os empreendimentos turísticos previstos, contam com um total de 9000 camas e com a componente de golfe a eles associada, o que permitirá a afluência de turistas ao concelho durante todo o ano. O funcionamento destes empreendimentos ficará a cargo de cerca de 2500 trabalhadores a tempo inteiro, os quais deverão encontrar em Castro Marim as condições necessárias para residir. Daí que tenha surgido a necessidade da Câmara Municipal elaborar o Plano de Urbanização de Azinhal e o Plano de Pormenor de Altura.

Na Vila de Castro Marim tem vindo a decorrer outro tipo de planeamento que incide sobre áreas mais pequenas e que se virá a traduzir numa nova organização da Vila, é o caso do Plano de Pormenor da Zona Poente de Castro Marim já em vigor e do Plano de Pormenor da Zona de Lazer ainda em elaboração, ambos planos de cariz municipal que se interligam e complementam.