25 de Abril - Concerto "O Sul de José Afonso"

Local:
Castro Marim
Data:
25 Abril 2017
Horário:

Programa:

8h30 | Arruada pela Banda Musical Castromarinense pelo Concelho

9h00 | Hastear da bandeira no edifício Paços do Concelho

9h15 | Largada de pombos no Forte de S. Sebastião

10h00 | Passeio Familiar de Bicicleta - Altura (junto à sede do Clube Recreativo Alturense)

18h30 | Concerto "O Sul de José Afonso" - João Afonso e Luís Galrito com "Barca do Diabo" (auditório da Biblioteca Municipal)

Arruada da Banda Musical Castromarinense pelo Concelho

Alta Mora - 10h30 | Furnazinhas - 11h30 | Odeleite - 12h00 | Azinhal - 15h00 | Junqueira - 15h30 | Monte Francisco - 16h00 | Rio Seco - 16h30 | S. Bartolomeu - 17h00 | Altura - 17h30 | Castro Marim - 18h00

O grande destaque das comemorações acontece na tarde de 25 de Abril, com o espetáculo “O Sul de José Afonso”, por João Afonso (sobrinho de Zeca Afonso) e Luís Galrito, acompanhados do coletivo “Barco do Diabo”, assinalando a revolução que há 43 anos deu origem ao atual regime democrático.

José Afonso, familiarmente conhecido como “Zeca Afonso”, é um dos maiores ícones da Revolução dos Cravos. 30 Anos depois da sua morte, as letras das suas músicas permanecem vivas na memória e nos corações de Portugal, para sempre ligadas a uma das manifestações revolucionárias mais emblemáticas da nossa história. Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, a “Grândola, vila morena”, composta e cantada por José Afonso, foi tocada no programa independente Limite da Rádio Renascença. Era a segunda senha para o arranque das operações e despoletava o avanço das forças organizadas pelo Movimento das Forças Armadas. O primeiro sinal, no dia 24 de Abril, foi a música «E depois do adeus», cantada por Paulo de Carvalho, através da Emissores Associados de Lisboa, audível apenas em Lisboa.

“O Sul de José Afonso” é um espetáculo interdisciplinar que pretende assinalar as três décadas da derradeira viagem de José Afonso, mas também recordar a sua forte ligação ao Algarve, mostrando o seu percurso na região e revelando como esta relação influenciou a sua vida e obra e apresentando novas roupagens para as suas canções. Uma proposta interdisciplinar (música, vídeo, poesia) que reinventa a obra do inspirador andarilho que marcou várias gerações de músicos e públicos. O concerto evoca o seu ofício de professor no Algarve e a influência que deixou nos seus alunos, mas também os seus locais de convívio e inspiração, as memórias dos concertos clandestinos que deu na região e a sua ligação ao mar e à Ria Formosa.

Em palco juntam-se então o compositor e cantor João Afonso, sobrinho de José Afonso, o professor de música e intérprete Luís Galrito, reconhecido divulgador da obra de Zeca, e os “Barco do Diabo”, com Rogério Pires, Paulo Pires, João Espada e Sónia Pereira.

Organização:

Câmara Municipal de Castro Marim, com os apoios da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora, do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Sociedade Columbófila Castromarinense, da Associação Rodactiva e do Leões do Sul Futebol Clube.