4 Milhões garantem abastecimento de água a 28 povoações de Castro Marim

Desenvolvimento
Obras

Foi aprovada a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Castro Marim (agosto de 2016) ao programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) de um projeto de infraestruturas de abastecimento de água a 28 povoações do concelho.

Avaliado em cerca de 3.900,790€, a execução deste projeto permite o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, a populações das freguesias rurais ainda não servidas. A intervenção permite a articulação entre a vertente em alta e a vertente em baixa, configurando as infraestruturas municipais de modo a permitir a ligação eficaz aos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Águas do Algarve.

O projeto candidatado enquadrou-se no monte máximo possível nos termos do aviso para o abastecimento de água, sendo que a componente de saneamento não era elegível. É um investimento articulável com as intervenções levadas a cabo e permite o fornecimento de água até Alta Mora, a fronteira poente do concelho de Castro Marim, ou seja, um canal de adução com cerca de 54 km de condutas. Esta adução será garantida por duas obras – subsistema central (1ª fase) e subsistema central (2ª fase).

Conseguir este financiamento vai servir cerca de 50% das pessoas ainda sem abastecimento de água domiciliário.

Além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização deste projeto representa também uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo.