Abastecimento de água potável às povoações de Castro Marim a bom ritmo


Continuam a bom ritmo as obras de abastecimento de água domiciliária tratada a mais de 50 povoações serranas do concelho de Castro Marim, o­nde o abastecimento era feito através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes.

Em curso estão agora as obras em Alta Mora e Cabeço da Junqueira, encontrando-se já concluídos os trabalhos nas povoações de Alcarias Grandes, Cerro do Enho, Campeiros e Monte Novo.

O abastecimento de água domiciliária tratada é um dos maiores objetivos do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim para este mandato. “Esta não é a solução desejada, que estaria dependente de um hipotético financiamento comunitário, mas vai finalmente trazer água potável às casas de cerca de 1000 pessoas privadas deste direito”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Na povoação de Cabeço da Junqueira a intervenção, que contempla a construção de 35 ramais, garante ainda o abastecimento da Águas do Algarve, responsável pela distribuição em alta da água aos 16 municípios algarvios, através do reservatório de água já instalado em Junqueira. Esta obra deverá estar concluída no prazo de um mês. Quanto ao abastecimento de água potável a Alta Mora, serão instalados 60 ramais, com estação elevatória e estação de tratamento de águas.

Findada a intervenção em Alta Mora, prevista no prazo de 3 meses, a Câmara Municipal de Castro Marim irá avançar com as intervenções em Nora Velha, Nora Nova e Pereiras.

As obras realizadas no âmbito desta empreitada de abastecimento de água domiciliária potável são realizadas por administração direta, o que permite reduzir significativamente os custos da instalação.