ARUTLA conquistaram 1º lugar no Festival de Artes de Albufeira

Desenvolvimento

O grupo de dança das ARUTLA, de Altura, conquistou o 1º lugar da 15ª edição do Festival de Artes Infantil e Juvenil de Albufeira. A grande final decorreu no dia 18 de março, no Auditório Municipal de Albufeira. Em palco esteve uma fenomenal demonstração do talento artístico algarvio, dos 6 aos 17 anos, com performances de 20 finalistas, desde intérpretes de acordeão, piano, guitarra portuguesa e dança.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Albufeira, é considerada o melhor palco de dança, canto e música, que existem nesta faixa etária na região algarvia.

As ARUTLA têm já cerca de 18 anos de existência. Começaram por ser um grupo de amigas movidas pela mesma vontade e paixão pela dança. Atualmente o grupo tem cerca de 45 alunas, entre os 6 e os 17 anos, e é coreografado pela professora Laura Pook, no Clube Recreativo Alturense. Dos quatro grupos etários em que está dividido o grupo das ARUTLA, dois foram apurados para o Festival e um sagrou-se então o vencedor deste Festival, na faixa etária dos 6 aos 12 anos.

Sobre o percurso das ARUTLA, a vice-presidente e vereadora da cultura da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, realçou o trabalho da coreografa Laura Pook, “tem feito um trabalho educativo extraordinário, projetando o nome do Clube Recreativo Alturense, com a centena de jovens que já ensinou e coreografou, contribuindo firmemente para a aquisição de novas competências e jovens, ao ponto de determinar as escolhas e percursos universitários. Além de coreógrafa, é a modista, costureira e amiga para uma vida de muitas destas jovens”.  Em relação a esta vitória, “um grupo amador, de um território distante de muitos dos palcos, demonstra que uma boa escola, depende mais do conhecimento, paixão e entrega do mestre, do que as paredes que o envolvem. Castro Marim orgulha-se de abraçar gente no seu território, deste calibre. As pessoas é que fazem os lugares. E Castro Marim é um lugar de sorte”, concluiu a vice-presidente.