Autarquia cria rede de Ciclovias em Castro Marim

Patrimónios
Turismo

A Câmara Municipal está a executar dois projetos de criação de ciclovias, com a finalidade de ligar, desta forma, a vila de Castro Marim a Altura e a Vila Real de St. António.

A criação de novas infraestruturas cicláveis pretende interligar-se às políticas desportivas e culturais e de desenvolvimento do concelho de Castro Marim, numa perspetiva de valorização do património natural, mas também do cultural e edificado.

As futuras vias cicláveis localizar-se-ão EN 122 – Troço Castro Marim/Vila Real de St. António e na EN 125 – 6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27. No primeiro troço, prevê-se uma intervenção de cerca de 3km, que permitirá, além do acesso Vila Real de St. António – Monte Gordo – Castro Marim, o acesso ao interior da Reserva do Sapal. Neste caso, a ideia é implantar uma ciclovia lateral à via, sobre uma da plataforma já existente na direção poente, criada pela empresa Águas do Algarve, aquando da implantação do Sistema Intercetor de Águas Residuais de Castro Marim. O troço respeitante à EN 125-6 deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada no projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação, na melhoria da drenagem e na inserção de uma rotunda onde agora existe um cruzamento, que dá acesso às praias do concelho.

“Grande parte do nosso turismo é sénior, um tipo de público que aprecia a natureza, gosta de andar de bicicleta e de sair do conceito turístico de sol e praia, por isso temos de alargar a oferta, aproveitando outros recursos do concelho, como é o caso da Reserva Natural do Sapal”, garante o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, empenhado numa aposta turística mais diversificada.

Além destas duas ciclovias, vão iniciar-se outros projetos que ligarão a vila de Castro Marim à Reserva Natural do Sapal, a Monte Francisco e à Junqueira.