Castro Marim comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Patrimónios

A Câmara Municipal de Castro Marim assinalou ontem o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), com a realização de uma atividade no âmbito das Férias Ativas da Páscoa.

À luz do tema deste ano - “Património Cultural e Turismo Sustentável” -, o grupo, com cerca de 150 crianças e jovens, subdividiu-se hoje entre visitas ao Património Natural e Edificado da vila de Castro Marim – Casa do Sal, Revelim de St. António, Castelo, Forte de S. Sebastião e Salinas.

O programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios completa-se com a exposição “A Vida no Sapal”, patente na Casa do Sal até ao final deste mês. Esta mostra reúne um conjunto de cerca de 80 fotografias de Agostinho Gomes, sobre a vida na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), nomeadamente as numerosas espécies de aves aquáticas que por lá passam, fazendo desta uma das áreas de maior interesse ornitológico do nosso país.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.