Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires regressam ao palco original com enorme sucesso

Cultura

Decorreram este fim-de-semana, de 12 a 15 de agosto, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, santa padroeira de Castro Marim. Depois de 18 anos afastada do centro da vila, a celebração regressou este ano ao seu local original, a Praça 1º de Maio, readquirindo a familiaridade e a maior envolvência com os milhares de pessoas que passaram pelas celebrações. 

Um rico e diversificado programa, onde não faltaram diferentes estilos musicais, competições desportivas e a mostra de artesanato e etnografia, que se distribuiu pelas ruas do centro vila, a par das populares tasquinhas de doçaria local e regional. As manifestações religiosas são no entanto o principal atrativo destas celebrações, reunindo centenas de pessoas na procissão em Honra de N. Sra. dos Mártires, que aconteceu no final do dia de ontem.

Os concertos de “Iris” e “José Cid e Big Band” foram os destaques do cartaz deste ano. Pelo palco da Praça 1º de Maio passaram também as “Arutla”, o grupo ”Mato Bravo”, a voz de “Vítor Silva”, que imortalizou a música “A Cegonha de Castro Marim”, o grupo “Uns & Outros”, os “Som D’Mais”, a dupla “Elsa Jerónimo e Helder Reis” e “Zé Aníbal”.

Nos dias 13 e 14 de agosto, o programa das Festas em Honra de N. Sra dos Mártires trouxe uma novidade, o “After Hour da Vila”, animado pelo Dj Lipi nos dois dias e um DJ convidado no sábado. Outra das novidades deste cartaz foram as atividades desportivas, nomeadamente recuperando o futebol, que era uma prática comum nestas comemorações. A introdução destes novos conteúdos na programação cultural das Festas, a par do regresso ao palco da Praça 1º de maio, surgiu na sequência de um debate público, organizado depois da edição de 2015, para auscultar a opinião dos castromarinenses sobre este evento, que é uma das mais relevantes para o concelho. 

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

Mais imagens sobre esta notícia: