Peddy Paper dá vida à “Cumeada da Alta Mora”

Foi mais um êxito a somar às edições anteriores, o XII peddy paper “Cumeada da Alta Mora”, que decorreu no domingo, 19 de abril, teve a participação de cerca de 200 pessoas.

Organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), esta é uma das iniciativas pilar na promoção e dinamização da riqueza cultural e paisagística do interior serrano do concelho de Castro Marim. “Tivemos equipas de todo o Algarve e também aderiram equipas espanholas”, realçou o presidente da Associação ARCDAA, Valter Matias, sublinhando o contributo desta iniciativa na divulgação dos recursos endógenos e culturais da freguesia de Odeleite e do concelho de Castro Marim, “do que é nosso, das nossas gentes, usos, costumes, da nossa singularidade”.

Com as paisagens da Cumeada da Alta Mora e da Ribeira do Beliche como pano de fundo, os participantes desfrutaram de um dia cheio de animação e aventura, com jogos baseados em artes, ofícios e saberes locais. Ao desafiante percurso pedestre, com cerca de 8km, seguiu-se um almoço-convívio na sede da ARCDAA, animado pelo Grupo Duo Reflexo. No local estiveram também alguns artesãos e produtores locais, com exposição e venda de produtos tradicionais.

Foram premiadas as 5 primeiras equipas, a saber “Fé n’ Gente” (1º), “M’á Vale ir à Conquilha” (2º), “Tudo ao Molho” (3º), “Os Malha Mato” (4º) e “Alcagoitas Saltitantes” (5º).

Na organização desta iniciativa estiveram envolvidos cerca de 40 voluntários, da ARCDAA, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim e da Associação Odiana. A realçar ainda os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim, Corporeus Health Club, Editora Guadiana, Cacelcer – Distribuição de Produtos Alimentares e Talho Carne D’Ouro.