“Segredos de Lucía – Friday Night de Lucía” com lotação esgotada

Cultura

Decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de março, e lotou o auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim. “Segredos de Lucía – Friday Night de Lucía” nasceu da vontade de ampliar e promover o Festival de Lucía, que decorre este ano nos dias 18 e 19 de agosto, e traduziu-se também num êxito, com cerca de 200 pessoas que se reuniram neste extraordinário espetáculo que juntou em palco “Pedro Jóia Trio” - a guitarra de Pedro Jóia, o acordeão do João Frade e e Norton Daiello no contrabaixo - com “Carmen Benjumea y el Flamenco Universal”, num espetáculo de flamenco com a guitarra de Rafael Martinez de Nerva.

“Segredos de Lucía” é uma iniciativa da autarquia de Castro Marim inspirada no disco de guitarra mais conhecido, reconhecido e vendido mundialmente, em que participa, de forma destacada, Paco de Lucía - “Friday Night in San Francisco”. Abraçada e cofinanciada pelo programa 365 Algarve e pela sua política de descentralização e circulação de eventos, os “Segredos de Lucía - Friday Night de Lucía” contemplam uma parceria com os municípios de Loulé e Lagos, que levam a iniciativa aos seus palcos de eleição, contribuindo para um maior enriquecimento e diversificação da oferta cultural e turística na região durante a chamada época baixa e, simultaneamente, promovendo junto do grande público a ligação umbilical de Paco de Lucía ao Algarve.

Paco de Lucía (natural da vizinha Andalucia – Algeciras), reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Lucía, nascer. É nesta ligação umbilical que o “Festival de Lucía”e, consequentemente, os “Segredos de Lucía”, assentam, homenageando uma guitarra de várias linguagens, cruzamentos e matizes, como a que Paço de Lucía habitou o seu público, mas homenageando também as mulheres, através da memória de sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou. Este é o Paco Português, que dedicou um disco a esta terra “Castro Marin” e à sua mãe.

A bilheteira deste espetáculo reverte integralmente para uma causa solidária, a compra de uma cadeira de rodas dinâmica para uma menina de Castro Marim. Com o mote “Castro Marim mais Solidário”, a câmara municipal associou-se também ao mega evento, a realizar-se no dia 14 de maio, que permitirá a angariação do montante final do equipamento, cerca de 12.000 euros.

Consulte todas as informações sobre o Festival de Lucía em www.facebook.com/festivaldelucia.