Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados

A Câmara Municipal de Castro Marim (C.M.C.M.) efetua a gestão do sector de recolha de resíduos e limpeza urbana na área do Concelho de Castro Marim, realizando recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos indiferenciados. Esta recolha é efetuada quer em contentores de superfície quer em contentorização enterrada. No caso dos contentores de superfície existe um percurso de recolha no litoral e outro no interior. No caso dos semi-enterrados (moloks e outros) existe um percurso de recolha no litoral que abrange as freguesias de Altura e de Castro Marim até à localidade de Monte Francisco. As periodicidades de recolha variam entre 2 x/semana e diária consoante o local e altura do ano. Para o efeito, possui viaturas específicas para cada tipo de recolha. Outro dos serviços diretamente associado à recolha resíduos sólidos urbanos indiferenciados é a lavagem de contentores.

Como se pode visualizar nos gráficos que a seguir se apresentam, durante o ano de 2014 a recolha de resíduos sólidos urbanos totalizou 5757 toneladas, distribuídos pelas tipologias apresentadas nos gráficos seguintes, sendo que, a maior parte cerca de 4591 corresponde RSU’s indiferenciados.

Relativamente à limpeza de praias do Concelho esta é efetuada durante todo o ano, mecanicamente e manualmente, em função das condições climatéricas, sendo recolhidas cerca de 20 toneladas de resíduos por ano.

Em média, cada português produz 1,5 quilos de resíduos domésticos por dia. Assim, um agregado familiar com quatro elementos é responsável pela produção de dois mil e duzentos quilos de lixo anualmente. Considerando que apenas uma pequena parte destes resíduos são orgânicos (restos de comida, por exemplo) quase dois quartos (50%) dizem respeito a papel, cartão, vidro, plástico e metal, ou seja, materiais que podem ser reciclados se colocados no contentor respetivo.

 Ao separar o lixo reduz-se a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários e contribui-se para um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Se a reciclagem for eficiente, só serão depositados resíduos que não podem ser valorizados, reduzindo assim a necessidade de construção de mais aterros resultando na consequente redução de custos para as famílias.

 

Para garantir a eficácia desta recolha, será necessária a cooperação de todos os produtores de resíduos, através do cumprimento das seguintes regras:

  • Não colocar resíduos no chão, para além de ser punível do ponto de vista legal, é ambientalmente incorreto, prejudica a limpeza urbana, atrai pragas urbanas e animais errantes;
  • Colocar sempre os resíduos em sacos, devidamente fechados, dentro dos contentores para resíduos indiferenciados;
  • Após a deposição dos resíduos, não se esqueça de fechar a tampa do contentor, evitando maus cheiros junto à sua habitação;
  • Nunca coloque objetos volumosos dentro dos contentores para resíduos indiferenciados. Solicite a recolha de monstros e de verdes à Câmara Municipal de Castro Marim através do telefone 281 510 778.

Atualmente, no Concelho de Castro Marim existem cerca 615 contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos indiferenciados distribuídos pelas quatro freguesias do concelho, entre os quais se encontram 60 equipamentos enterrados de maiores dimensões (MoloK).

 

RSU’S INDIFERENCIADOS

Onde depositar:

Coloque nos contentores de indiferenciados apenas o lixo que não é reciclável.

Como agir:

·        Separe todos os resíduos recicláveis e coloque no ecoponto respetivo.

·        Acondicione o lixo em sacos bem fechados e estanques e feche sempre a tampa do contentor.

·        Faça a sua deposição dentro dos recipientes apropriados, de forma a que não se espalhem ou derramem na via pública.

·        Se o contentor que utiliza habitualmente estiver cheio diriga-se ao contentor mais próximo evitando o depósito de resíduos no chão.

Não Depositar:

·        Tudo o que seja reciclável;

·        Monos/Monstros;

·        Aparas de jardim;

·        Cinzas e brasas de lareira;