Santos Populares e Concurso de Mastros

Vários locais
Data:
12 Junho 2019 a 13 Julho 2019

Junho é o mês dos Santos Populares e, com eles, os tradicionais bailes e arraiais que fazem o cartaz turístico do concelho neste começo de verão. Tradição já enraizada, no dia 12 de junho dá-se início à 20ª edição do Concurso de Mastros.

A sardinha e o chouriço assado, o cheiro a alecrim e ao manjerico, o fado castiço e a música popular, são marcos incontornáveis desta tradição portuguesa, a que se juntam as marchas populares, que resultam do trabalho e dedicação das várias associações locais do município que, todos os anos, se empenham e comprometem com esta dinâmica.

O Concurso de Mastros termina no dia 23 de junho, véspera do feriado municipal e noite do tradicional Arraial de São João, na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Durante os bailes que precedem o arraial, um júri avalia o trabalho das coletividades, considerando sobretudo os aspetos tradicionais, a originalidade e a imaginação nas quadras alusivas aos Santos Populares.

Organização:

Câmara Municipal de Castro Marim, com a colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural “Amendoeiras em Flor”, Associação Social da Freguesia de Odeleite, ARCDAA – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Clube de Junqueira, Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, Irmandade do Imaculado Coração de Maria, Clube da Junqueira e “Mito Algarvio” – Associação de Acordeonistas do Algarve.