Dia Mundial da Criança em Castro Marim com “Valores da Minha Terra”

A Câmara Municipal de Castro Marim assinala o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com o lançamento do livro “Valores da Minha Terra”, que será ofertado às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho.”

Trata-se de um livro de poesia, escrito por poetas locais, cujas ilustrações estiveram a cargo dos alunos das escolas de Castro Marim.

Em “Valores da Minha Terra”, a alma dos poetas e os desenhos das crianças convida-nos a redescobrir os produtos que a terra dá, a qualidade e a tradição secular que os mesmos encerram. O sal, o mel, o queijo de cabra, o azeite, a empreita, a cestaria, a amêndoa, a alfarroba, o figo, a renda a birlos, contam-nos, na primeira pessoa, a sua história e a ligação às terras de Castro Marim.

Este trabalho pretende constituir-se como um elemento cultural de promoção dos nossos produtos tradicionais permitindo às crianças um melhor conhecimento da nossa identidade, em especial, àqueles que possam vir a ter contacto com o livro.

No Dia Mundial da Criança, funcionários da Unidade Orgânica de Educação e Ação Social da Autarquia deslocam-se às escolas do concelho, na presença dos autores dos textos, que farão a entrega do livro aos alunos.

No ano em que comemora a solidariedade intergeracional, este é um momento único de interação entre duas gerações separadas pelo tempo mas unidas no apreço às tradições e no amor à terra.

Para a Câmara Municipal, o Dia Mundial da Criança, além de celebrar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, deve constituir uma preocupação constante e permanente da comunidade internacional, a defesa dos Direitos da Criança, repudiando quaisquer manifestações de violência física ou psicológica sobre crianças que, ainda, em diversas partes do mundo estão impedidas de crescer livremente.