Patinagem e Dança na 4ª Edição das Férias Ativas de Castro Marim

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da Empresa Municipal NovBaesuris, de 18 de junho a 10 de setembro, realiza-se a 4ª edição das “Férias Ativas”, destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do concelho.

As mais de duas centenas de alunos participantes neste projeto, que tem como premissas a sua ocupação saudável durante a interrupção letiva de Verão e o seu desenvolvimento cultural, social e pessoal, este ano, irão ter novidades no que respeita às atividades a realizar: patinagem, dança, equitação e cerâmica.

No Pavilhão Municipal, as crianças vão ter aulas de patinagem, que visam melhorar a função cardiorrespiratória dos alunos, aumentar a resistência muscular, desenvolvendo a agilidade, o equilíbrio, a capacidade de reação e a coordenação.

A dança é uma das novas atividades a ser ministrada, que se justifica pela importância que desempenha na educação motora, consciente e global, de ação pedagógica e psicológica, que busca normalizar e melhorar o comportamento da criança, com benefícios ao nível físico, emocional, social e intelectual. Também a equitação é uma das áreas, que a equipa das “Férias Ativas” está, verdadeiramente, interessada em prosseguir e aperfeiçoar, porque melhora o equilíbrio e a postura, estimula as funções tátil, visual, auditiva e olfativa e desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, o que permite aumentar o bom funcionamento dos órgãos internos.

Outra das disciplinas a que as “Férias Ativas” dão particular importância é o teatro, na medida em que auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, havendo, por isso, a realização de workshops de teatro, no auditório da Biblioteca Municipal. Os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, na 4ª edição das “Férias Ativas”, no diversificado leque de novas atividades vão, ainda, participar em ateliês de cerâmica e cozinha, cuja finalidade é ensinar as crianças a descobrir e conhecer a arte, e perceber a importância de uma alimentação saudável.

Atendendo ao facto da aprendizagem da música desempenhar uma forte influência na formação das crianças, sendo uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, terão lugar aulas de piano, acompanhadas pelo ensino da expressão musical. De forma que as atividades realizadas nesta operação possam propiciar aos alunos um conjunto alargado de experiências que contribuam para o desenvolvimento integral da personalidade do individuo, incluindo a componente lúdica e pedagógica, organizam-se visitas semanais ao Centro de Ciência Viva, em Tavira, à Quinta do Vale para aulas de golf e canoagem, jogos desportivos, idas à praia, natação e hidroginástica na Piscina Municipal. Nesta 4ª edição das “Férias Ativas”, as 240 crianças inscritas vão poder contar com mais novidades.

Os participantes do 2º ciclo terão um ateliê de arqueologia, ações de sensibilização sobre questões da saúde (em colaboração com o ACES Sotavento) e da segurança (com a colaboração da GNR). Para a Câmara Municipal de Castro Marim, o projeto “Férias Ativas” tem por finalidade assegurar às crianças e jovens vivências diversificadas e enriquecedoras para as suas aprendizagens que lhes possam abrir novos horizontes num futuro desafiante e de grandes exigências. É, ainda, de salientar a importância deste programa para os pais e encarregados de educação que, durante este período, não possuem forma de assegurar a ocupação dos tempos livres dos seus educandos.

Consulte o programa de atividades de 10 a 14 de setembro.