7 ABRIL - Dia Mundial da Saúde | Mais Saúde, Mais Biológico, Mais Ambiente

Saúde

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se celebra hoje, dia 7 de abril, a Câmara Municipal de Castro Marim investe num programa de alimentação escolar sustentável. Esta é uma nova política na elaboração das ementas escolares de Castro Marim, trabalho que começou há cerca de dois anos, com a contratação de serviços especializados de nutrição.

Nestas duas semanas, particularmente, existe uma preocupação redobrada e um investimento para que os alimentos sejam provenientes de circuitos curtos. Os menus foram estruturados de forma a respeitar a sazonalidade dos alimentos, com produtos biológicos e de produtores e fornecedores locais.

Paralelamente, tem sido realizado um trabalho multidisciplinar e coordenado junto dos alunos, mas também dos seus encarregados de educação, com ações escola sobre nutrição e alimentação saudável, workshops de cozinha natural, formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios e promoção de programas/iniciativas desportivas.

Celebrar a saúde nos pratos e privilegiar, simultaneamente, os sistemas alimentares locais e os circuitos curtos agroalimentares, é o principal objetivo desta iniciativa, que se prolonga até ao final da próxima semana, nas refeições servidas nas Férias Ativas da Páscoa.