Altura acolheu 17ª Prova de Mar

Desporto

Os Leões do Sul Futebol Clube organizaram no passado domingo, dia 12 de agosto, na Praia da Alagoa/Altura, a 17ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim”, com forte presença espanhola, em representação de 46 clubes. Foram 197 nadadores, que disputaram a prova com grande entusiasmo e momentos de muita luta, num dia soalheiro de verão, com a temperatura da água a 22ºC.

Integrada no XXVI Circuito de Natação de Mar do Algarve, possuiu duas vertentes: os atletas federados no circuito de Águas Abertas (prova oficial), que percorrem uma distância de 1500 metros de mar, enquanto os atletas não federados participaram na prova popular de divulgação da modalidade, numa distância de 800 metros.

Gonçalo Bárbara foi o vencedor absoluto, com o tempo de 22:08, seguido de André Joaquim (Portinado), com o tempo de 22:53 e de Diogo Rebelo (A.D.R Colégio Monte Maior), com o tempo de 23:16.

Em femininos, a vencedora absoluta foi Alexandra Frazão, do CASPAE, com o tempo de 23:27, seguida de Ayuso Souissi (Club de Natation de Cadiz), com o tempo de 23:52, e de Bruna Riesenberger (Individual), com o tempo de 24:50. Por equipas, o pódio foi uma repetição da prova do ano passado. O vencedor foi o Futebol Clube de Ferreiras, seguido do Portinado e do Louletano Desportos Clube, todas equipas da região do Algarve.

João Veia, atleta dos Leões do Sul, distinguiu-se como o melhor nadador do Concelho de Castro Marim, tendo recebido o respetivo galardão.

A prova “Vila de Castro Marim” organizada pelo Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural “Leões do Sul Futebol Clube” de São Bartolomeu do Sul, é o acontecimento de natação mais importante que se realiza no nosso concelho.

A prova de natação de mar é apoiada pela Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura, Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, Associação de Natação do Algarve, Associação Naval do Guadiana, Eurotel Altura, Hotel Vasco da Gama - Monte Gordo, Intermarché - Altura, firma de panificação Veia & Calados e Frusoal – Cevadeiras, entre outros.