Altura homenageou Professores no seu 26º aniversário

Cultura
Educação

A freguesia de Altura comemorou ontem, dia 11 de junho, o seu 26º aniversário. A cerimónia, que decorreu na Galeria Professor Luís Amaro, teve casa cheia, numa homenagem, precisamente, aos professores que lecionaram mais de 10 anos na freguesia.

“Uma forma de reconhecer a entrega, o tempo, o trabalho e a dedicação que estes professores têm para com os seus alunos, motivando-os, apontando caminhos para que sejam bem-sucedidos e felizes”, declarou a presidente da Junta de Freguesia, Nélia Mateus.

Foram sete, os professores que receberam esta homenagem, dois deles a título póstumo: Luís Amaro (título póstumo), Natálio Rodrigues (título póstumo), Maria de Fátima Regalo, Maria Emília Fernandes, Maria do Natal Gonçalves, Maria Fernanda Marques e Maria Helena Cavaco. A cerimónia foi também marcada pelo lançamento de um livro que homenageia o Professor Luís Amaro, “Uma Vida de Dádiva”, e que reúne um conjunto de fotografias e testemunhos escritos por antigos alunos, em tributo a um educador que “de forma séria e abnegada, transmitiu sempre a ideia de que a educação e o desporto têm de andar de mãos dadas para o adequado desenvolvimento do indivíduo”, como pode ler-se no Prefácio, escrito pelo seu aluno mais antigo, Diamantino do Carmo Sousa. Conhecido por Professor, Luís Amaro foi também o Presidente da Comissão Instaladora da Freguesia de Altura e o 1º Presidente da Junta de Freguesia de Altura, para além de atleta de competição (atletismo), monitor de atletismo e treinador de voleibol, sendo um dos grandes impulsionadores do desporto entre os jovens através do Clube Recreativo Alturense.

A presidente da Junta de Freguesia, Nélia Mateus, aproveitou a ocasião para felicitar o novo executivo da Câmara Municipal de Castro Marim, que tomaram posse no mesmo dia, e apelar ao presidente reeleito para o arranque de algumas obras que se consideram determinantes, para que Altura cresça, não só como um dos destinos turísticos mais procurados do Algarve, mas também como um dos melhore sítios para se viver. Por sua vez, Francisco Amaral garante que é “tempo de paz e de pôr mãos à obra”, garantindo o avanço de obras tão importantes para esta população, como a requalificação da Rua da Alagoa, a renovação da rede de água e saneamento básico da mesma rua, “que tem mais de 40 anos e todos os dias rompe”, a melhoria dos serviços de limpeza urbana, com recursos humanos e equipamentos suficientes, e a realização de uma eficaz recolha de resíduos sólidos, a criação de uma área de autocaravanismo e a construção do passadiço que ligará a praia de Altura à da Manta Rota.

Presentes na cerimónia e a conduzir as homenagens estiveram o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente de Assembleia da Junta de Freguesia de Altura, António Gomes, a presidente da junta de freguesia de Altura, Nélia Mateus e a secretária da Junta de Freguesia de Altura, Carla Pires.

Mais imagens sobre esta notícia: