Arranca 3.ª edição do Programa JOVENS PELO AMBIENTE em Castro Marim

Ambiente

Já estão abertas as inscrições para a 3.ª edição do programa “Jovens pelo Ambiente”, uma iniciativa do município de Castro Marim que convida os seus jovens a trabalharem o sentido crítico e a participarem ativamente na valorização do espaço público e preservação ambiental.

Criado em 2021, este projeto teve origem num grupo de jovens da comunidade local, que o propôs ao município de Castro Marim como forma de promover uma nova cultura e forma de sensibilização ambiental.

Destinado a jovens entre os 16 e os 23 anos, residentes, estudantes no concelho ou que que tenham participado ativamente em atividades de voluntariado no Município de Castro Marim, o programa “Jovens pelo Ambiente” tem a duração de cinco semanas (de 17 de julho a 18 de agosto) e garante a atribuição de uma bolsa semanal. A iniciativa inclui seguro de acidentes pessoais e diploma de participação.

Além da intervenção e limpeza nos espaços públicos, os “jovens pelo ambiente” terão também a oportunidade de organizar ações de promoção e sensibilização ambiental nas praias e eventos do município de Castro Marim, ficando ainda responsáveis por colaborar na geolocalização de contentores no concelho.

Este é um projeto pertinente e muito profícuo para criar um município mais saudável, sustentável, inclusivo e vibrante. Com um grande impacto local e regional, este projeto tem-se traduzido também numa forma de valorizar e alertar para o trabalho dos cantoneiros de limpeza, que, todos os dias, nos mesmos sítios, se esforçam por manter limpos os espaços públicos e que, não raras vezes, não são reconhecidos.

As candidaturas já estão abertas e podem ser entregues presencialmente na Biblioteca Municipal de Castro Marim, ou através do email biblioteca@cm-castromarim.pt.