Associação de Futebol do Algarve apresentou livro do Centenário na Escola de Castro Marim

Desporto

A Escola Básica de Castro Marim acolheu hoje a apresentação do livro “Associação de Futebol do Algarve – 100 Anos”, da autoria de Armando Alves. Com um auditório repleto de estudantes, o autor aproveitou para deixar aquela que espera ser a principal mensagem também do seu livro, sobre o poder transformador que o desporto tem no indivíduo e na sociedade, “capaz de mover montanhas e das atividades mais inclusivas que socialmente temos”.

Com o objetivo de dar a conhecer a história do futebol algarvio, desde a chegada da modalidade à região, passando pelo nascimento dos primeiros clubes e da Associação de Futebol do Algarve, Armando Alves trouxe a esta apresentação as particularidades da história do futebol em Castro Marim. Depois do Vitória de Castro Marim, primeiro clube castromarinense, seguiram-se o Boavista e o Castro União, que deram origem ao União desportiva Castromarinense (UDC), que participou ainda, por três vezes, na Taça de Portugal, e que hoje abraça o futsal, uma herança dos “Putos da Rua”, sendo uma das grandes potências regionais da modalidade. O autor salientou ainda a presidência da AFA, por três anos, do castromarinense João Gomes.

O vereador João Pereira, com o pelouro dos eventos desportivos, felicitou o autor Armando Alves pela obra e a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do futebol e futsal no Algarve, nomeadamente à AFA. Salientou a importância do associativismo e dos clubes locais, parceiros fundamentais deste Município na dinamização social, cultural e desportiva, agradecendo ao UDC, na pessoa do presidente Luís Vicente, pelo trabalho desenvolvido na formação dos jovens castromarinenses. Referiu ainda que a Câmara Municipal abraça agora o projeto do Futebol Praia, que irá iniciar-se já este ano.