Autarquia de Castro Marim investe em mobiliário urbano reciclado

Patrimónios
Turismo

A Câmara Municipal de Castro Marim está a renovar o Mobiliário Urbano Para Informação (MUPI) do concelho. Nesta primeira fase, são instalados 52 mupis, um modelo mais moderno, versátil e tecnicamente mais adequado às necessidades, com a particularidade de serem fabricados com plástico 100% reciclado, integrando-se na política municipal de preocupação ambiental e de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento do turismo rural e cultural.

Os novos mupis vão permitir, de uma forma organizada, a divulgação de informação patrimonial e paisagística do território, mais interessante de um ponto de vista turístico, mas também a disponibilização da informação de proximidade, mais dirigida aos moradores/munícipes. As estruturas, esteticamente mais atrativas, permitem ainda revitalizar a imagem dos aglomerados rurais, reduzindo a “poluição” visual que por vezes se encontra em alguns núcleos populacionais.

Os painéis são produzidos a partir de plásticos mistos reciclados, material resistente à corrosão e à água e insensível aos agentes químicos. Graças à sua durabilidade e aos baixos custos de manutenção, aliados a um design inovador, estes produtos substituem, em muitos casos, a tradicional madeira, permitindo simultaneamente a preservação desse recurso natural, maximizando a sustentabilidade e minimizando os impactos ambientais.

Esta primeira fase representa um investimento de 49.000 euros (+ iva), aprovado no âmbito do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020), cofinanciada a 50% pelo FEADER, no seguimento da aprovação da candidatura "PP+P - Patrimónios e produtos + próximos "

Será brevemente iniciada a segunda fase, que consiste na aquisição de mais 20 mupis para algumas localidades e pontos considerados estratégicos, de uma perspetiva turística. A terceira e última fase consiste na instalação de 8 mupis digitais nas localidades de Castro Marim e Altura e já tem financiamento aprovado, no âmbito do Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciadas a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS II.