Casa cheia nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires

Cultura

Uma das mais emblemáticas e significativas para os castromarinenses, as celebrações das Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires tiveram ontem o seu mais alto momento, com o concerto de Matias Damásio. A Praça 1º de Maio foi pequena para acolher as centenas de pessoas que quiseram vir ao dia principal desta comemoração, também marcado pelas celebrações religiosas.

Com um programa rico e diversificado, desde o desporto, passando pela etnografia e artesanato, gastronomia e animação musical, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires começaram logo no dia 12 de agosto, com a Prova de Mar “Vila de Castro Marim”, na Praia da Alagoa, em Altura. O dia seguinte foi assinalado pela Festa da Juventude, com jogos de laser tag, dança power crew, uma color run, concertos de “Major Almeida”, “Possessivo” e “Ho Chi Minh” e, por fim, uma festa da espuma com o DJ Karussa.

No dia 14 de agosto, terça-feira, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires tiveram lugar no seu palco principal no coração da vila raiana, a Praça 1º de Maio, com a Feira de Artesanato e Etnografia o espetáculo do grupo de dança das Arutla (22h00), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.

O dia da padroeira, 15 de agosto, foi o dia de maior afluência. Além do público para o concerto de Matias Damásio, todos os anos centenas de fiéis vêm à procissão em honra da venerada Nossa Senhora dos Mártires, que percorre as ruas da vila numa das mais bonitas romarias do território. Este foi também o dia da 2ª edição do torneio anual de futsal “Nelson Solá”, numa homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes, Associações Locais e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.