Castro Marim acolhe Curso Intensivo de Atuação em Emergência e Catástrofe

Proteção Civil
Saúde

Arrancou hoje, em Castro Marim, um curso intensivo de Atuação em Emergência e Catástrofe. Promovida por uma aluna finalista do curso de Medicina, natural de Altura, e organizado pelo Clube de Artes Marciais de Altura, esta iniciativa conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim.

Serão então simuladas duas situações de catástrofe. A queda de uma aeronave, em pleno verão, na praia da Alagoa, em Altura, no dia 17 de setembro (17h30), e uma derrocada no Castelo de Castro Marim, no dia 18 de setembro (09h30), na sequência dos Dias Medievais de Castro Marim. O objetivo é preparar os formandos, provenientes de diferentes áreas formativas e de atuação, e as entidades envolvidas para uma possível eventualidade.

Os simulacros são antecedidos por um seminário, com oradores portugueses e internacionais, que incidirá sobre a formação em emergência médica e de catástrofe, abordando temas de coordenação e comando, o sistema de triagem START, entre outras, em sintonia com outras valências igualmente importantes como: intervenção psicossocial em crise, legítima defesa em ambiente hostil, comunicação social e língua gestual portuguesa em ambiente pré -hospitalar.

“As situações de catástrofe e acidentes multi-vítimas são uma realidade no mundo atual e é necessária a preparação teórica e prática dos profissionais de saúde para que façam a diferença, caso se torne numa situação real. Devemos estar preparados e treinados para agir em catástrofe e esta formação é de extrema importância”, declarou a aluna de Medicina, Verónica Sofia.

Na sessão de abertura, o médico e autarca de Castro Marim Francisco Amaral, declarou que “em Portugal, muitas vezes, só nos lembramos de Santa Bárbara quando faz trovões, um agradecimento muito especial à nossa munícipe Verónica, que é a alma deste curso e que o município tem muito gosto de apoiar”.