Castro Marim apresenta Triângulo Verde Ciclável no Dia Europeu sem Carros

Ambiente

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, Castro Marim lança hoje a sua marca para a Ciclovia que irá ligar Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde – o TRIÂNGULO VERDE CICLÁVEL.

Integrada neste projeto está já a Ciclovia da Lezíria, uma extensão de 3km, inaugurada em fevereiro deste ano e apadrinhada pelo ciclista Ricardo Mestre, que permite a ligação sustentável da vila castromarinense à cidade pombalina e oferece uma vista deslumbrante para a Reserva Natural do Sapal. Lançada está já a obra da ciclovia que irá ligar Castro Marim à Praia Verde, completando então o Triângulo Verde Ciclável, com cerca de 15km de percurso altimétrico simples e que permite entrar na Reserva Natural do Sapal e observar as centenas de espécies de fauna e flora, como os flamingos, um dos grandes símbolos da imagem agora apresentada.

Integrado na mesma estratégia de descarborização, o Município de Castro Marim encetou um plano de investimentos em viaturas elétricas, que disponibiliza para os seus serviços internos e também para deslocações mais longas, estas últimas cofinanciadas pelo Fundo Ambiental. Com o mesmo objetivo e na senda da promoção da mobilidade sustentável, instalou em vários pontos do concelho parqueamentos para bicicletas. Pode consultar aqui as localizações - https://preview.tinyurl.com/y5hgcwbb.

Hoje, simbolicamente, no âmbito do Dia Mundial sem Carros, o Município de Castro Marim fechou uma das principais artérias da vila e, no sentido de reforçar o exemplo já dado por alguns funcionários que optam pela mobilidade sustentável na sua deslocação para o trabalho (VRSA – Castro Marim), acompanhou-se este percurso pela Ciclovia da Lezíria.

“O Triângulo Verde Ciclável é uma marca com muita força para o território, quer em termos ambientais, quer em termos turísticos. E é um contributo, mesmo que pequeno, para esse grande desígnio da descarborização, que nos cabe a todos, dentro das nossas ações. Um reconhecimento àqueles que já usam a Ciclovia da Lezíria diariamente nas suas deslocações, é também uma forma de sensibilizar aqueles que usam permanentemente o carro neste circuito”, declara a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena sintra.

A sublinhar ainda a parceria transfronteiriça em curso, para a candidatura de um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.