Castro Marim assinalou Dia Mundial do Alzheimer com visita ao futuro Lar

Saúde

No âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o executivo da Câmara Municipal de Castro Marim e o Provedor da St. Casa da Misericórdia visitaram ontem a construção da Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, relembrando a importância dessa infraestrutura, cuja conclusão se prevê já para janeiro de 2023.

O Lar de Alzheimer de Castro Marim terá capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia. Irá estruturar-se em 3 unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia; Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação.

Projeto prioritário para o Município, quer pela sua dimensão, quer pela abrangência, o Lar de Alzheimer será também um forte contributo à economia local, uma vez que a sua construção permitirá a criação de cerca de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos.

“Uma unidade de referência para todo o sul do país”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinhando que foi um dos maiores apoios municipais de sempre a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, concentrada em 2 anos, um milhão de euros.

Com um orçamento de quase 5 milhões de euros, o projeto está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU e é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio autárquico. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.