Castro Marim atribuiu cerca de 90 mil euros em bolsas de estudo

Ação Social
Educação

A Câmara Municipal de Castro Marim continua, no âmbito da sua política social e da educação, a apoiar os estudantes de ensino secundário e superior. A atribuição de bolsas de estudo ultrapassa este ano os 90.000 euros.

Um total de 62 bolsas de estudo, 41 de ensino secundário e 21 de ensino superior, foram este ano atribuídas pela autarquia de Castro Marim, permitindo aos jovens residentes no concelho que prossigam os seus estudos, independentemente da sua condição económico-financeira. Por cada estudante do ensino secundário são atribuídos 1000 euros anuais e para os de ensino superior 2500 euros (valor variável consoante a atribuição de bolsa da faculdade).

Este é um investimento que defende o desenvolvimento e o futuro de Castro Marim e que, ao mesmo tempo, promove o aproveitamento escolar, uma vez que é uma das condições da atribuição das bolsas.

Nos últimos três anos, soma-se um investimento de cerca de 230.000 euros na atribuição de bolsas de estudo, mas a política de educação e ação social escolar contempla outras iniciativas e medidas, entre as quais se podem destacar a atribuição de um auxílio económico anual para aquisição de material escolar a alunos do ensino básico pertencentes a agregados familiares de fracos rendimentos, a aquisição dos livros de fichas dos alunos do 1º ciclo, o financiamento de 50% do valor do passe de transportes públicos para todos os alunos residentes no concelho a estudar na Escola Secundária de Vila Real de St. António, a cedência de transporte escolar a todos os alunos do 1ºciclo cuja residência se situe a mais de 3km do estabelecimento de ensino que frequentam e a viagem anual dos melhores alunos de cada ano e de cada turma.

Para além de tudo isto, o Município de Castro Marim colabora com a Universidade do Algarve na atribuição de Bolsas de Excelência académica a estudantes, residentes no concelho, que tivessem ingressado este ano letivo na faculdade. As Bolsas de Excelência pagam integralmente a propina do 1º ano de licenciatura, ou de mestrado integrado, aos cinco melhores alunos provenientes de Castro Marim. Esta iniciativa visa, essencialmente, fixar os melhores estudantes do País nesta região.