Castro Marim com abertura oficial do Passadiço de Altura no Dia do Município

Cultura

Castro Marim celebra o Dia do Município a 24 de junho e este ano o ponto alto das comemorações é a abertura oficial da Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura, também conhecida como Passadiço de Altura, uma importante intervenção no âmbito da proteção e preservação ambiental, mas também do ponto de vista da atratividade turística. A cerimónia está marcada para as 18h00.

A estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem na ribeira do Álamo por uma ponte. É um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteia o sistema dunar, abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso, iluminação e música. A intervenção envolve ainda a requalificação de cinco acessos à praia, já existentes, estimando-se o total do investimento em 752.904,12 euros, enquadrados no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão. Quer a contrapartida nacional, quer a despesa não elegível, são comparticipadas no âmbito da linha BEI PT 2020 - Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.

As comemorações começam com o hastear da bandeira (9h00), seguindo-se uma breve visita às exposições da Galeria dos Presidentes da Democracia e do Brasão do Município de Castro Marim, patentes no edifício sede da autarquia. Na sessão solene, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, serão homegeados os funcionários com mais de 25 anos de serviço público e será apresentado um vídeo promocional sobre a água, realizado no âmbito da obra de abastecimento de água a 32 povoações do interior do concelho, investimento integrado no PO SEUR, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

À noite as celebrações continuam, este ano já abertas à comunidade, pese embora com as limitações inerentes ao controlo da pandemia Covid-19. O Revelim de St. António, palco cultural por excelência, acolhe, pelas 21h30, o espetáculo de teatro “Móce mó”, pelo Grupo de Teatro “A Gorda”, com João Evaristo e Joaquim Parra. Segue-se, às 22h00, o concerto de Luís Trigacheiro, vencedor do The Voice Portugal.

Os dois eventos têm entrada GRATUITA, mas a ocupação é limitada, pelo que é necessário marcar previamente o seu lugar no Gabinete de Apoio ao Munícipe – 281 510 778.

A realçar ainda a passagem do "Tradição sobre Rodas" na vila de Castro Marim, na noite de 23 de junho, data em que habitualmente decorria o Concurso de Mastros, que este ano não se pode realizar por forçada situação pandėmica.

Nesta, que é um data dedicada ao Município de Castro Marim, a autarquia empenha-se em apresentar um rico e diversificado programa cultural, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história.