Castro Marim instala Caixas-Ninho para promover avifauna no território

Ambiente

A Câmara Municipal de Castro Marim instalou 35 caixas-ninho no território do concelho, resultado de um protocolo celebrado com a Associação Vita Nativa, num projeto de “Alojamento Local para Aves”.

O objetivo deste projeto, também em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, é o de promover a diversidade de avifauna em toda a região do Algarve, demostrando todos os benefícios que que a fixação das espécies-alvo aportam à sociedade e ao seu bem-estar.

Espera-se agora que estas caixas-ninho, instaladas entre Castro Marim e Altura, abriguem pequenas espécies de aves insectívoras, como os chapins e as poupas, e também espécies de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, a coruja-das-torres e o peneireiro-vulgar.

Foram também instalados estruturas ninho em edifícios municipais e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, que acolheu este projeto, e com o qual se pretende, futuramente, e desenvolver atividades de sensibilização e educação ambiental que passam pela monitorização dos ninhos e pelo aprofundar de conhecimento sobre as espécies abrigadas. Com o mesmo mote, já em março de 2019 as cerca de 100 crianças e jovens das Férias Ativas da Páscoa tinham participado em ações de instalação de caixas-ninho.

Este é um contributo muito importante no controle biológico de espécies suscetíveis de constituir pragas urbanas, como é o exemplo da lagarta-do-pinheiro e de espécies de roedores, desempenhando também esta iniciativa um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.