Castro Marim promoveu rastreio gratuito de doenças de pele

Saúde

Cerca de 200 pessoas aderiram ao rastreio gratuito do cancro e outras doenças de pele, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim de 10 a 12 de outubro.

Destinado a toda a população, esta iniciativa é anualmente desenvolvida pela autarquia, repartindo-se em duas ações: uma antes do verão, que se debruça também sobre os cuidados a ter com na exposição solar, e outra no mês de outubro, depois do encerramento da época balnear.

A realização periódica destes rastreios tem permitido a deteção deteção de lesões tumorais em fase inicial, que depois são encaminhadas com urgência para o Hospital de Faro. Também se realiza o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido, adquirido para o efeito.

À semelhança das ações anteriores, esta iniciativa contou com a colaboração voluntária da médica dermatologista Manuela Aguiar e com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve, UCC Santo António de Arenilha e do Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.