Castro Marim recebeu Workshop de Primeiros Socorros “Podes Salvar uma Vida”

Saúde

No passado sábado, dia 7 de abril, Castro Marim promoveu um workshop de primeiros socorros no âmbito do Dia Mundial da Saúde. “Podes Salvar uma Vida” foi ministrado pela médica Verónica Aquilino.

 

A ação de sensibilização transmitiu, essencialmente, os cuidados a ter em primeiros socorros nos casos de enfarte, engasgamento, entre outros, porque diariamente existe uma real possibilidade de nos confrontarmos com situações de emergência e a nossa atuação pode salvar uma vida. A aplicação dos procedimentos corretos pode reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência da vítima até chegar a assistência definitiva.

“É importante saber o que fazer num simples desmaio, num engasgamento, numa paragem cardiorrespiratória, etc. Pode estar ao alcance de qualquer um salvar uma pessoa. Basta saber como fazer. Uma simples chamada para o 112 tem regras, que, se forem cumpridas, agilizam muito a vinda de socorro. Espero que as próximas sessões, nas outras freguesias, sejam mais participadas, porque esta matéria é importante demais para ser descurada. Estamos a falar da vida das pessoas”, declara o autarca, e também médico, Francisco Amaral.