Castro Marim tem novos ecopontos no concelho |+ reciclar + resíduos separar

Ambiente

Com o objetivo de aumentar o volume de resíduos recicláveis e reduzir o volume de resíduos indiferenciados, Castro Marim tem novos pontos de recolha seletiva.

O pelouro do Ambiente prepara um pacote de medidas para aumentar a eficiência ambiental da sua ação municipal e contribuir para o crescimento mais limpo e mais amigo do ambiente.

Entre estas medidas e em articulação com a ALGAR, o município tem novos pontos de recolha seletiva, considerados prioritários, e que tiveram em conta os seguintes critérios:

- Aumentar a servidão da população do Concelho de Castro Marim e consequentemente melhorar os requisitos de qualidade definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR);

- Aumentar a capacidade instalada em locais de maior produção para melhor responder às necessidades sobretudo em época alta;

- Seleção de locais onde seja previsível obter boas taxas de deposição seletiva e que simultaneamente exista espaço na via pública e possibilidade de efetuar a recolha dos equipamentos.

 

Objetivos principais:

- Aumentar as taxas de deposição seletiva e da fração de resíduos enviada para reciclagem;

- Diminuir a deposição de resíduos indiferenciados em aterro e consequentemente diminuir os custos com esta deposição;

- Sensibilizar para a necessidade de efetuar a separação e correta deposição de resíduos;

 - Disponibilizar um maior n.º de equipamentos e com caracter de proximidade possibilitando um aumento da taxa de deposição seletiva e o aumento da taxa de material reciclável desviado do aterro;

Se cada um de nós separar tudo o que tem encaminhamento para reciclagem, teremos uma produção de resíduos indiferenciados muito menor pois todo o resíduo que vai para reciclagem torna-se um produto e não num resíduo, o nosso objetivo é caminhar no sentido da economia circular e de produzir o mínimo possível de resíduos. Reduzir, Reutilizar e Reciclar... Começa tu próprio a mudança que queres ver no mundo!

A implementação da 2.ª fase prevê-se depois do verão e irá abranger mais cerca de 15 locais.

Considera o executivo, depois de analisar as quantidades de resíduos recolhidos de forma indiferenciada, recolhidos por ecopontos, a deposição de bio resíduos, óleos alimentares, pilhas e outros, no período de 2012 a 2017, que há uma envergonhada mudança de comportamentos e que há muito a fazer nesta matéria da cultura ambiental e da separação de resíduos.

Consulte abaixo a listagem e o mapa da localização dos novos ecopontos.