Castro Marim viveu Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires

Cultura

De 12 a 15 de agosto, Castro Marim esteve em festa, nas celebrações em honra da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Com o ponto alto, e momento mais icónico, na Procissão de 15 de agosto, esta edição vibrou também com o direto do Somos Portugal, da TVI.

Com especial destaque para a participação do repórter e castromarinense João Valentim, foram acolhidas algumas sugestões do município, que representam as tradições, os costumes e a identidade castromarinenses e que fizeram a tarde de domingo, sempre em festa com muitos nomes da música popular portuguesa.

Mas as comemorações arrancaram logo na sexta-feira, com a inédita Festa da Juventude, que juntou mais de 200 pessoas na Glow Run Party, animado por BLACP, POSSESSIVO e GUSTAVO VERA. No dia 13 de agosto, com o anfiteatro do Revelim de St. António lotado, dois talentosos grupos do Município de Castro Marim - em palco tivemos o teatro "É Disto qu'a minha Maria gosta" do CCD Castro Marim, e o espetáculo de dança das Love to Dance Arutla, cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.

No dia 14 de agosto, a festa foi trazida pelo Somos Portugal, da TVI, em direto da Praça 1º de Maio, um programa que pode ser integralmente revisitado em www.tviplayer.iol.pt. Paralelamente, a Feira de Artesanato e Etnografia, com artesãos de diferentes artes e talentos, desde a latoaria, cestaria, renda de bilros, não esquecendo a gastronomia. Em palco, na mesma noite, estiveram o GRUPO +2 e os Mini Break, já conhecidos do “Somos Portugal”.

O dia de homenagem à padroeira, 15 de agosto, começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, pelas 9h00. Este foi também o dia da 4.ª edição do torneio de futsal em honra de Nelson Solá, homenagem póstuma ao antigo jogador. A Procissão em Honra de N. Sra. dos Mártires percorreu as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, numa das romarias mais participadas de que há memória.

O grande concerto da fadista SARA CORREIA, fechou esta edição das Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, que tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes e Associações Locais.