“Ciclovia da Lezíria” recebeu mais de 20.000 pedestrianistas em 6 meses

Turismo

Foram exatamente 23.453 os utilizadores da “Ciclovia da Lezíria”, desde a instalação de um sistema de monitorização que contabiliza os utilizadores pedestrianistas. Paralelamente aos pedestrianistas, a Ciclovia da Lezíria também é muito frequentada por ciclistas, mas não é possível registar esta utilização, sendo certo que se tem observado uma redução dos movimentos pendulares por carro entre as duas sedes de concelho.

Com a capacidade de transmitir dados à distância, garantindo informações em tempo real, a monotorização permite avaliar o impacto que estes investimentos têm no território, bem como delinear estratégias para o futuro, considerando que possibilita antecipar o desgaste do traçado e assim garantir a sua sustentabilidade a longo prazo. O equipamento foi instalado pela Associação Odiana, com o apoio dos Municípios, também para monitorizar a GR 15 8Grande Rota do Guadiana) - https://www.baixoguadiana.com/pt/percursos/gr-15-grande-rota-do-guadiana.

A Ciclovia da Lezíria, localizada na E.N. 122, é um trajeto de cerca de 3km que liga Castro Marim a Vila Real de St. António, permitindo também o acesso ao interior da Reserva do Sapal. É o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde: Vila Real de St. António - Castro Marim – Praia Verde.

Enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, e apoiada por Portugal e União Europeia, a Ciclovias da Lezíria foi cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A próxima infraestrutura ciclável de Castro Marim até à Praia Verde é uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI. Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

A ciclovia que fechará o circuito do triângulo verde, Vila Real de St. António – Praia Verde, será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL.