A Corrida da Paz – Peace Run passou por Altura

Ação Social

A Escola Básica de Altura recebeu na passada sexta-feira, dia 17 de março, a Tocha da Paz, trazida pelos voluntários da Peace Run. Esta, que é a maior corrida de estafeta do mundo, tem o desígnio de promover a amizade e a compreensão internacionais, tendo já passado por 155 países e contado com mais de 635 mil quilómetros percorridos.

É uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, religiosas, culturais e económicas. Um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha e, em cada país, visita escolas, associações e autarquias, levando a corrida a todas as comunidades locais.

Os atletas da Peace Run foram recebidos com uma música pela Paz e pelo Amor, desenvolvida na AEC de Expressão Musical. Seguiram-se breves demonstrações de performances artísticas do território, nomeadamente do Grupo Etnográfico das Amendoeiras em Flor e do grupo de dança das ARUTLA. Um momento de muita energia terminou esta passagem de testemunho com a passagem da tocha por todas as crianças, às quais era pedido um desejo pela PAZ.

 “A paz começa dentro de cada um de nós. O primeiro passo é o teu!”, é a mensagem do fundador da inciativa, Sri Chinmoy, que foi hoje transmitida pelos atletas aos alunos da Escola de Altura.

Sri Chinmoy é reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta e foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global. A 27 de abril de 1987 em Nova Iorque, foi acendida por Sri Chinmoy a primeira Tocha da Paz, e assim começou a Oneness‐Home Peace Run a nível mundial. Num único momento, o ancestral anseio da humanidade por paz, fortemente enraizado no coração da mãe terra, encontrou uma nova forma de se expressar.

Um especial agradecimento à organização, por esta passagem de testemunho na Escola de Altura, e a todos os voluntários que correm o mundo com este movimento, inspirando as comunidades e, sobretudo, as crianças.

Mais informações em: https://www.peacerun.org/pt/

Mais imagens sobre esta notícia: