Covid-19: Castro Marim e VRSA traçam estratégia comum para prevenir propagação do vírus

Saúde

Ocorreu, na passada semana, um incremento muito significativo de casos, associados a uma grande quantidade de contactos, nos territórios dos municípios de VRSA e de Castro Marim.

Dada a íntima relação existente entre ambos municípios, reuniram os presidentes de câmara, delegados de saúde e coordenadores da proteção civil e foi decidido, para além das medidas gerais determinadas pelo Governo, desenvolver uma estratégia conjunta de controlo e mitigação pandémica.

Desta forma, os dois municípios decidiram aplicar, até ao dia 15 de outubro de 2020, as seguintes medidas:

1. Suspensão de todos os eventos desportivos, culturais e sociais realizados em equipamentos municipais e em espaço público que envolvam aglomerações de pessoas.
  1. Interdição do uso de todos os equipamentos desportivos municipais à prática de modalidades desportivas, incluindo treinos e jogos de competição. Só é permitida a utilização dos equipamentos desportivos municipais pelos agrupamentos de escolas, nos termos dos seus planos de contingência, para a realização de aulas de educação física, ficando à responsabilidade do próprio agrupamento a determinação da realização das aulas.
  1. Recomendação do uso de máscara de proteção individual em todas as situações de contacto com outras pessoas, inclusive na rua.
  1. Alerta para a proibição de festas privadas, nos termos já previstos pela Direção Geral de Saúde (DGS), e reforço da fiscalização.
  1. Solicitação da colaboração das forças policiais para uma implementação rigorosa da normativa nacional e municipal relacionada com o combate à pandemia, identificando os infratores e aplicando as sanções previstas na lei.
  1. Respeito pelo cumprimento escrupuloso dos horários de encerramento dos estabelecimentos, de acordo com as regras definidas a nível nacional.
  1. Apelo ao reforço do espírito de civismo e disciplina já mostrado pelos munícipes ao longo desta crise, evitando todos os contactos pessoais e profissionais não essenciais, bem como todo e qualquer comportamento de risco.

Estamos num momento essencial. Ainda está na nossa mão deter a transmissão generalizada do vírus. O poder público, os profissionais da saúde e todos, e cada um dos cidadãos, temos deveres a cumprir.