Covid-19 | Comunicado do Delegado de Saúde

Na semana passada foram diagnosticadas de COVID, 7 pessoas no concelho de Castro Marim. Isto é, numa semana ocorreram mais do dobro dos casos (3) registados desde o início da pandemia.

Os novos casos pertencem a três famílias residentes em diferentes pontos do concelho e tiveram diversos contactos, a maioria dos quais já testados e negativos. Neste momento, embora ainda não posamos excluir o surgimento de alguma cadeia de transmissão não identificada, sabemos que todos os casos iniciais se infectaram fora do concelho e que todos os casos secundários ocorreram no seio das famílias. Isto é, não temos conhecimento de nenhum caso de transmissão comunitária no concelho de Castro Marim, mas o perigo de que tal ocorra cresceu significativamente.

Assim, perante o agravamento do perigo no concelho, no país e na Europa, faço um apelo à população para que mantenha o distanciamento físico, use máscara, desinfecte as mãos regularmente e limite ao mínimo imprescindível os contactos sociais.

Todos gostaríamos, todos precisaríamos de estar com amigos e familiares e de nos divertir juntos, mas neste momento são luxos a que não nos podemos permitir. A população tem dado, até agora, grandes mostras de civismo e disciplina que são, neste momento, as mais necessárias virtudes.

 

Mariano Ayala
Delegado de Saúde do ACES Sotavento