Cristina Taquelim leva “Avó de Coração” à Biblioteca Municipal de Castro Marim

Educação

Durante o dia de hoje e o de amanhã, no âmbito do Dia Mundial da Poesia – 21 de março, os alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim estão a ter Oficinas de Leitura e Escrita com a contadora de histórias e mediadora de leitura Cristina Taquelim.

“Avó de Coração”, é a história que nos traz nestas Oficinas, um projeto desenvolvido com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027. Em cada sessão, cruzam-se as linguagens da oratura e da literatura, criando-se contextos de reflexão sobre a palavra, o diálogo sobre o escutado e lido, e também dinâmicas de leitura em voz alta e dinâmicas de escrita com vista à apropriação de significado. A ideia é combinar diferentes linguagens e diferentes tipologias de textos, identificando-se os gatilhos que potenciam a receção dos grupos.

Cristina Taquelim nasceu em Lagos, em 1964, e é licenciada em Psicologia Educacional e bibliotecária. Desenvolve, desde 1995, atividade como narradora, tendo trabalhado com públicos de todas as idades e contextos, também os de exclusão social. Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área. Desenvolve desde 1995 atividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina.