Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António

Patrimónios

Numa iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com o apoio das autarquias de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, empresas e associações locais, realizou-se, no dia 1 de abril (sábado), mais uma edição do “Dia Aberto” da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António (RNSCMVRSA.

O “Dia Aberto” contou com a participação de cerca de 1200 pessoas, num programa diversificado, com um grande leque de atividades desportivas e culturais, entre as quais, visitas guiadas de “birdwatching” e da “rota das aves” , workshops de expressão plástica, um festival de cinema, jogos ambientais e jogos tradicionais, uma feira de produtos tradicionais e atividades do Baixo Guadiana, a marcha-corrida “Correndo pelo Sapal”, exibições de dança, um passeio de BTT e uma aula de zumba solidária, a favor do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - RIAS.

Entre o rico e diferenciado programa, realçamos a exibição do diaporama sobre o Património Cultural e Natural da RNSCMVRSA, com fotógrafos amadores da região, e a exposição que daí resultou e que pode visitar na sede da Reserva, todos os dias, entre as 9h30-15h30.

“Esta é uma iniciativa com muito mérito, que promove todo o potencial da Reserva e o trabalho lá desenvolvido, sobretudo ao nível da sensibilização ambiental, associando componentes lúdicas e culturais, que apresentam um leque de atividades que esta zona pode oferecer”, sublinha o vereador com o pelouro do Ambiente, Nuno Pereira, realçando ainda que esta iniciativa foi “fruto de um trabalho conjunto, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e de cerca de 30 entidades, públicas e de direito privado, associativas e empresariais”.

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António:

O interesse biológico da zona, no aspeto ecológico, botânico, ornitológico (aves) e ictiológico (peixes), são as razões que estiveram na origem da criação da Reserva, além do valor arqueológico do aglomerado urbano de Castro Marim (onde persistem vestígios de ocupação pré-histórica, fenícia, romana, árabe e cristã), assim como a alta sensibilidade da área para o desenvolvimento de várias atividades como a pesca, a salinicultura e o turismo. A RNSCMVRSA, zona húmida de importância internacional foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal em 1975, sendo uma das mais importantes zonas húmidas do país.

Esta área protegida, junto à foz do Rio Guadiana, abrange uma área de 2300,0 hectares, constituídos por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros que se estendem pelos Concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Stº António, abrigando um elevado número de espécies faunísticas e florísticas, cerca de 462 espécies de plantas.

Na Reserva Natural também se desenvolvem diversas atividades humanas relacionadas com a presença da água, sendo que, atualmente, a salinicultura é a principal atividade económica desta zona. A par da salinicultura, a Reserva Natural também possui atividades relacionadas com a pesca, piscicultura e agricultura, às quais se veio juntar, desde a década de 60, o turismo.

Mais informações sobre a RNSCMVRSA em http://cm-castromarim.pt/site/conteudo/reserva-natural-do-sapal-de-cmvrsa.