Dia da Criança traz história de “Luzia” às crianças de Castro Marim

Educação

O livro infantil “Luzia” foi hoje oferecido às crianças do pré-escolar e 1º Ciclo de Castro Marim, uma iniciativa da Câmara Municipal para celebrar o Dia Mundial da Criança. A obra, de Pedro Seromenho com ilustração de Elias Gato, nasceu como homenagem a Paco de Lucía, o eterno génio da guitarra e “mestre absoluto do flamenco”.

Inspirados pela história de vida da mãe do guitarrista, Lúcia Gomes, natural de Monte Francisco, “Luzia” transporta as heranças e enlaces culturais que Paco de Lucía imprimiu na sua musicalidade, constituindo um excelente recurso pedagógico na aproximação à história e à cultura locais.

Além desta iniciativa, foi ainda promovida, pelo projeto Castro Marim (COM)Vida, a atividade «SER CRIANÇA É…», que passou pela pintura de t-shirts à mão, com muita imaginação e criatividade.

O livro “Luzia” é uma iniciativa enquadrada no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER, e o projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», é promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.