Dia internacional do livro Infantil 2018

Cultura
Educação

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen, um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis, com obras tão conhecidas como “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, “A Princesa e a Ervilha”, entre muitos outros clássicos.

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Em Castro Marim, realçamos os contributos locais para a literatura infanto-juvenil:

- “A Incrível História do Sr. Solitário”, por Elias Gato | Uma história sobre o amor partilhado e sobre a diferença que este traz ao mundo em que vivemos.

- “Esta Terra tem História”, por António Salvador | Uma viagem pela história de Castro Marim, ilustrada pelos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

- “Valores da Minha Terra”, por Maria Felicidade Viegas, Manuel Vicente Palma e António Salvador | Um livro de poesia, escrito por poetas locais, numa narrativa que viaja pelos sabores e saberes do concelho.

- “Selva Molhada”, por Carla Mourão e José Guedes| Um livro de poemas sobre o mundo do mar.

- “À Procura da Liberdade”, por Fátima Valentim | Fala-nos de uma aventura que se traduziu na procura da Liberdade pela ruas e vozes de muitos habitantes de uma Vila pacata chamada Castro Marim!