Escultura “Eco Pulmão” em Castro Marim relembra a importância de deixar de fumar

Saúde

Assinalando o Dia Europeu do Ex-Fumador, amanhã, pelas 10h00, o Município de Castro Marim inaugura a nova escultura “Eco Pulmão” colocada na Praça 1º de Maio, centro da vila castromarinense. Promover uma vida mais saudável e um ambiente mais limpo, é o objetivo desta intervenção.

Da autoria de Carlos Correia, a escultura, com cerca de 1.50m e construída em ferro, é explícita em relação aos malefícios do tabaco no organismo, permitindo a deposição de beatas nos “pulmões” da figura.

O momento marcado para amanhã, a autarquia de Castro Marim conta com a presença do escultor Carlos Correia e de vários ex-fumadores apoiados pelo Programa de Cessação Tabágica do Município, cuja taxa de sucesso ronda os 85% e que conta atualmente com 437 aderentes.

É mais uma das ações de sensibilização que o Município de Castro Marim tem promovido em prol de uma vida sem tabaco, a par de outras já desenvolvidas como a campanha de outdoors “Fumar fica-te a matar” e algumas palestras e conferências sobre os malefícios do tabagismo.

“Esta é uma iniciativa que quer chamar a atenção, sair dos tradicionais meios de comunicação e usar esta linguagem menos convencional, mas com certeza mais eficiente no que concerne a impactar sobre o público-alvo”, refere Francisco Amaral, médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e responsável pelo desenvolvimento deste Programa de Cessação Tabágica, cujos resultados têm sido notados pela comunidade médica e académica, tendo agendada para o dia 10 de outubro a apresentação desta iniciativa na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve.

Todos os anos a Câmara Municipal de Castro Marim assinala e valoriza “a decisão inteligente de deixar de fumar”, procurando conservar a motivação de todos os envolvidos no processo da desabituação tabágica, o doente, a família e o ciclo de amigos.