Eurocidade do Guadiana apresentou projeto EuroGuadiana 2020

Desenvolvimento

Foi na passada quinta-feira, dia 31 de outubro, a apresentação do projeto EuroGuadiana 2020 – Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça, da Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT).

Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

O projeto EuroGuadiana2020 é resultado de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia, aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

O projeto irá contar, além da participação das três autarquias, com alguns parceiros como a Universidade do Algarve, Universidade de Huelva, Região de Turismo do Algarve e a Federação Ibero-Americana de Entidades Inteligentes e Sustentáveis.

Na sessão estiveram a alcaldesa de Ayamonte e atual presidente da Eurocidade do Guadiana, Natalia Santos Mena, o vice-presidente do Município de Vila Real de St. António, Luís Romão, e a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, que agradece à presidente da Eurocidade por mostrar, neste seu primeiro ato oficial da Eurocidade, o desapego ao lugar, e o espírito que se deseja e espera na Eurocidade: três concelhos, um destino.